quarta-feira, 3 de março de 2021

Estátua, em muro de Montmartre, celebra livro de Marcel Aymé

O passa muralha


 Trata-se de uma homenagem à “Passe-muraille”, obra de Aymé publicada em 1941 e mais tarde adaptada para o cinema. O romance fantástico se vale da ficção para contar a história de Monsieur Dutilleul, um homem aparentemente comum, acima de qualquer suspeita, que descobre possuir superpoderes.

E assim Marcel Aymé cria a lenda do “passe-muraille”, o homem que consegue atravessar as muralhas, como se fosse um espírito.

Com seu romance denominado “Passe Muraille”, Aymé descreve o cotidiano de seu personagem principal que vive na Rue Norvis, no 18ème Arrondissement, exatamente no mesmo lugar onde o autor morava.

Funcionário público do terceiro escalão do governo, Monsieur Dutilleul é capaz de atravessar paredes e muros sem ser visto e aproveita o dom para cometer pequenas vinganças contra seu chefe.

Suspeito de efetuar roubos a bancos e joalherias, vai para a prisão. Escapa facilmente das grades, com a intenção de fugir do país, mas é “fechado” pelo amor. Apaixona-se por uma mulher casada durante uma de suas caminhadas sem rumo por Montmartre.

Certa noite, após encontro amoroso, perde seu poder ao atravessar um dos muros da Rua Norvins, onde fica preso eternamente…

Fontes: https://parissempreparis.com/um-homem-que-atravessa-muros-em-montmartre/ e https://parisdomeujeito.com/2018/12/02/estatua-em-muro-de-montmartre-celebra-livro/


Nenhum comentário:

Postar um comentário